quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Planejando engravidar - primeira consulta


Bom, vou contar um pouquinho da minha história para vocês entenderem.
Eu e o meu marido estamos juntos há 4 anos e meio, somos casados há 3 anos e decidimos encomendar o nosso primeiro baby no segundo semestre do ano que vem, ou seja, a partir de julho de 2012.
A nossa pequena família é constituída por 3 seres: Meu marido, eu e a nossa cachorrinha, Glória. Somos uma família muito feliz!
E como a data para iniciarmos o nosso sonho está se aproximando, eu já estou super ansiosa, com mil planos, vendo mil coisas de bebê, pesquisando, lendo, etc.
E assim chegamos na data de hoje... 25/10/2011.

Hoje eu fui ao meu ginecologista, Dr. Roberto Carlos Ascenção, pela primeira vez falar sobre gravidez.
Na verdade, nós já tínhamos conversado sobre isso e ele me orientou a procurá-lo pelo menos 3 meses antes de tentar “concretamente” engravidar. A chamada “gravidez de 12 meses”, mas como eu sou um pouco antecipada, já fui logo para tirar minhas dúvidas e começar com o que já pode ser feito. rs.
Bom, em resumo, ele me pediu uma bateria de exames, tanto de rotina quanto específicos para quem quer engravidar e me prescreveu Mater Folic e Omega Mater para tomar em dias alternados, segundo ele, os geneticistas indicam essa combinação para tentar prevenir ao máximo as possíveis malformações do bebê.

O Mater Folic nada mais é do que o Ácido Fólico, que nós já falamos aqui no blog, que é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.
A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe pode causar uma malformação do tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga.
O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.

O Omega Mater é nada mais é do que o ácido graxo Omega 3, há estudos em gestantes mostrando redução do risco de pré-eclâmpsia, que é a pressão alta da gestação após o segundo semestre, e da depressão pós-parto, acometendo 30% das mulheres. Nas gestantes, que antes de engravidarem já tem pressão alta e colesterol alto, ele também apresenta benefícios.
A pré-eclâmpsia pode levar a interrupção do parto prematuramente, fazendo com que o bebê corra riscos ligados a prematuridade, embora ocorra em maior proporção nas gestantes que ganham peso excessivo na gravidez, pode acometer qualquer uma de modo repentino, então por que não tentar preveni-la?
A depressão pós-parto ocorre em 30% das mulheres, levando a desânimo, cansaço, sono excessivo, tristeza, e, dificuldade em cuidar do bebê, por conta de todos esses sintomas. Os estudos em populações de grávidas, mostram que redução na incidência dessa doença em pacientes que fizeram uso do ômega 3 na gestação, comparando com as que não fizeram.

Amanhã mesmo já vou marcar os exames, pois com o resultado que ele me dirá quais vacinas eu preciso ou não tomar. Agora é só aguardar!

Ah, o maridão também entrou na dança e vai tomar Mater Folic e Omega Mater comigo, segundo o meu ginecologista tanto o óvulo quanto o espermatozóide podem ser responsáveis pela malformação do feto, por isso ele aconselhou o meu marido a tomar as vitaminas até o positivo, depois só a mamãe que continua na dança. rs.

Vamos iniciar as vitaminas só no dia 01/11/2011 para controlar direitinho.

Assim que eu tiver mais novidades eu compartilho com vocês!

Informações: Em 25/10/2011, 52kg.

2 comentários:

  1. Oi! Vi que algumas meninas tiveram mal estar, enjoos e gosto de peixe com o Ômega Mater. Vc sentiu isso? Bj Pri

    ResponderExcluir
  2. Mamães que já estão grávidas podem tomar isso ??
    Ou o médico sem saber que você está grávida ele passa essa vitamina

    ResponderExcluir