segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Exemplo de um Plano de Parto

PLANO DE PARTO
Ao hospital______________________________________________
Meu médico é o (a) Dr (a). __________________________________
Data provável do meu parto é _________/_________/_________

O parto está programado para ser ______________________


ACOMPANHANTE
Gostaria que me acompanhasse da admissão ao nascimento:
_ o meu companheiro:__________________________________
_ um parente:____________________________________
_ amiga (o), doula:_____________________________________
_ ninguém


ADMISSÃO E TRABALHO DE PARTO
_ Gostaria que não me realizassem enema (clister)
_ Prefiro que me realizem enema
_ Gostaria que apenas me realizassem tricotomia, se for necessária na altura da expulsão.
_ Gostaria que me realizassem tricotomia parcial logo na admissão
_ Gostaria de ter liberdade de movimentos durante todo o trabalho de parto
_ Gostaria de poder caminhar durante todo o trabalho de parto
_ Gostaria de poder tomar banhos durante o trabalho de parto
_ Gostaria de poder ingerir líquidos e alimentos leves
_ Gostaria de restringir ao mínimo o número de exames vaginais
_ Gostaria de ter objetos pessoais no quarto (camisola, flores, música, etc)
_ Gostaria de ter música ambiente no quarto
_ Gostaria de ter o máximo silêncio no quarto
_ Gostaria de ter luz suave no quarto
_ Gostaria que colocassem infusão intravenosa apenas se houver indicação médica
_ Gostaria que não me rompessem artificialmente as membranas, se o bebê estiver bem.
_ Gostaria que me fossem administradas drogas para indução ou aceleração do trabalho de parto apenas sob necessidade médica

MONITORAÇÃO DO BEBÊ
_ Gostaria de ter monitoração intermitente, se o bebê estiver bem.
_ Desejaria ter monitoração contínua do bebê


ALIVIO DE DOR
_ Gostaria de não ter medicação para a dor, a não ser que seja por mim solicitada e com informações completas sobre possíveis efeitos sobre mim, o bebê e o trabalho de parto.
_ Gostaria que me fosse administrada analgesia, mais para o fim do trabalho de parto e com informações completas sobre possíveis efeitos sobre mim, o bebê e o trabalho de parto.
_ Gostaria que me fosse administrada analgesia, o mais cedo possível e com informações completas sobre possíveis efeitos sobre mim, o bebê e o trabalho de parto.
_ Gostaria de poder utilizar métodos não farmacológicos para o alívio da dor (bola, massagens, banhos, TENS, terapia frio/calor) e com informações completas sobre possíveis efeitos sobre mim, o bebê e o trabalho de parto.


PERÍODO EXPULSIVO E EPISIOTOMIA
_ Gostaria que estivesse presente para assistir ao parto:
_ Gostaria que fosse utilizada a mesma cama para o trabalho de parto e parto.
_ Gostaria de poder usar os meus óculos.
_ Gostaria de poder escolher a posição mais confortável para parir.
_ Gostaria de não utilizar perneiras (estrito) em posição deitada.
_ Gostaria de poder tocar a cabeça do meu bebê, assim que ele coroar.
_ Gostaria de não ser submetida à episiotomia (e assino termo de responsabilidade).
_ Gostaria de ser submetida à episiotomia apenas em situação de risco eminente de laceração.
_ Gostaria de ser submetida à episiotomia apenas em situação de risco de vida para o bebê.
_ Prefiro que me seja realizada a episiotomia.

RECÉM-NASCIDO E SAÍDA DA PLACENTA
_ Gostaria que meu parto fosse filmado e/ou fotografado.
_ Gostaria que o cordão fosse cortado, depois de deixar de pulsar.
_ Gostaria que___________________________corte o cordão umbilical.
_ Gostaria de pegar imediatamente no meu bebê.
_ Gostaria de poder amamentar o meu bebê, na sua 1ª meia-hora de vida.
_ Gostaria que realizassem os procedimentos ao recém-nascido na minha presença.
_ Gostaria que me fosse administrado antibiótico oftálmico ou nitrato de prata apenas depois do período de formação do vínculo com meu bebê (primeiras horas após o parto).
_ Gostaria que me fosse mostrada a minha placenta.
_ Não desejo ver a minha placenta.

CESARIANA
_ Gostaria de realizar uma cesariana apenas por razões clínicas, e sob analgesia.
_ Gostaria de esperar o início do trabalho de parto antes de efetuar a cesárea.
_ Gostaria de tricotomia parcial (do abdome até ao púbis).
_ Gostaria que não me fosse administrados sedativos pré-operatórios nem anestesia geral.
_ Gostaria de ser informada de cada procedimento associado à cesárea (testes, tricotomia, sonda urinária, etc.…).
_ Gostaria que fosse utilizado espelho na hora do nascimento ou que protetor fosse rebaixado
_ Gostaria que o meu acompanhante assistisse à minha cesariana.
_ Em caso de cesariana de emergência, gostaria que_________________________corte o cordão umbilical.
_ Em caso de cesariana de emergência, gostaria que:________________________fosse a primeira pessoa a pegar no bebê, assim que ele estivesse vestido.
_ Gostaria de poder amamentar o meu bebê, tão logo seja possível, mesmo na mesa de cirurgia ou na sala de recuperação.
_ Gostaria de realizar uma cesariana, a meu pedido.

PÓS-PARTO
_ Quero alimentar meu bebê através de amamentação exclusiva, sem água, pó ou chupeta.
_ Quero alimentar meu bebê através de mamadeira.
_ Gostaria de permanecer em alojamento conjunto com meu bebê.
_ Visitação do pai e irmãos à vontade, até a alta médica.

Outros itens importantes, medos e receios:

Obrigada pela compreensão e esforços da equipe envolvida nesse momento tão importante para a nossa família.

________________________________
Nome da gestante

Data:_____/_____/______

Nenhum comentário:

Postar um comentário