terça-feira, 25 de outubro de 2011

Livro ensina a poupar para a chegada do bebê


Saiba como economizar sem se privar

Como resistir à tentação de roupinhas fofas, brinquedos e apetrechos high-tech para bebês, existentes no mercado? Pensando na necessidade de preparar também o bolso para a chegada de um filho, a jornalista Maria Fernanda Delmas lança o livro “Olha quem está poupando” (Editora Campus, 121 páginas, R$30). Colunista de Economia, a autora escreve com leveza sobre o tema, que aborda as diferentes fases da maternidade. A publicação inclui gastos com enxoval, despesas médicas, planilhas e informações importantes para investir no futuro da criança.

Gastar faz parte
O livro mostra, na prática, o que uma mãe pode fazer para evitar o estouro do orçamento, sem abrir mão da felicidade da família. Maria Fernanda relaciona despesas realmente necessárias, desde o início da gravidez, como roupas que acompanhem o crescimento da barriga, a escolha do carrinho e de móveis funcionais para o quarto do bebê. Também há orientações úteis para o dia-a-dia, como o local ideal para amamentar, a seleção da babá, a organização da festa de aniversário, outras questões. A seguir, confira as dicas extraídas do livro:

Brinquedos
“Em aniversários e Natais, em vez de dar um brinquedo que ficará perdido na multidão, pense em aplicar mais dinheiro na poupança do bebê, por exemplo. Mais tarde, será inevitável gastar com brinquedos, pois seu filho vai começar a pedir coisas caras que os outros não vão dar”.

Livros
“Tem uma coisa que sempre valerá a pena comprar: livros. É sensacional ver um bebê se interessar por eles, mesmo que seja por causa do bonequinho que faz barulho ou porque é gostoso de mastigar. Um amigo ouviu, não me lembro onde, que o que faz uma criança realmente gostar de ler é ver os pais lendo sempre. Mas não custa transformar o livro em um brinquedo amigável desde cedo”.

Música
“CDs, DVDs e canções compradas por download também são interessantes para incentivar o gosto musical. E ainda bem que existe a internet para você apresentar a seu filho os bons clipes da sua infância, como daqueles especiais de Vinicius de Moraes. Há também coleções de CDs de clássicos do rock para bebês, como Beatles, Madonna e U2. As músicas são só instrumentais, com arranjos do tipo caixa de música e xilofone. Nem você vai querer tirar do CD player do carro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário