quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dicas para engravidar - descobrir seu período mais fértil


Saber quando está mais fértil ajudará a engravidar. Há basicamente três métodos para descobrir quando estará mais fértil. A dica para aumentar as chances de engravidar é usar a combinação desses três métodos, que são:

Dicas para engravidar com o método da temperatura corporal basal 

A temperatura corporal basal é aquela quando estamos de repouso logo depois de acordar pela manhã. A temperatura corporal basal da mulher aumenta ligeiramente com a ovulação. Então, ao registrar diariamente a temperatura basal por meses, a pessoa pode ser capaz de verificar os dias mais propícios para engravidar. A temperatura basal varia levemente de mulher para mulher, algo em torno de 35,5 e 36,5 graus é a média antes da ovulação. Depois da ovulação a maioria das mulheres tem uma temperatura oral entre 36 e 37 graus. A elevação na temperatura pode ser súbita ou gradual durante alguns dias. Geralmente a temperatura basal da mulher sobe apenas 0,2 a 0,5 graus, então para detectar essa mudança mínima deve-se usar um termômetro de temperatura basal.
O aumento na temperatura não mostra exatamente quando o ovo foi liberado, mas quase todas as mulheres ovulam dentro de 3 dias após isso. A temperatura corporal permanece em nível mais elevado até o começo da menstruação.

Como dica para engravidar os dias mais férteis são:
* 2 a 3 dias antes da temperatura atingir seu ponto mais alto (ovulação), e
* 12 a 24 horas depois da ovulação.

O esperma masculino consegue viver até 3 dias no corpo da mulher e pode fertilizar o ovo a qualquer momento durante esse tempo. Então há chance de engravidar ao ter relação sexual alguns dias antes da ovulação.
Muitas coisas podem afetar a temperatura basal, como beber álcool ou fumar na noite anterior, dormir mal, ter febre, ou fazer qualquer coisa antes de medir a temperatura como ir ao banheiro ou falar ao telefone. Para maior precisão, deve-se medir a temperatura diariamente por volta do mesmo horário.

Dicas para engravidar com o método do calendário ou da tabelinha

Esse método envolve manter registro escrito de cada ciclo menstrual no calendário. O primeiro dia de menstruação é o Dia 1. Marque Dia 1 com um círculo no calendário. Faça isso por 8 a 12 meses, de modo que fique sabendo quanto dias tem o seu ciclo menstrual. A duração do ciclo menstrual pode variar de mês para mês, então escreva o total de dias de cada ciclo. Para descobrir o primeiro dia fértil procure o ciclo menstrual mais curto e diminua 18 desse número. Por exemplo, se o ciclo menstrual mais curto foi de 26 dias, o primeiro dia fértil do ciclo seria o oitavo (26-18=8). Marque com o X no calendário esse primeiro dia fértil. Para descobrir o último dia que estará fértil subtraia 11 dias do seu ciclo menstrual mais longo. Por exemplo, se o ciclo mais longo foi de 29 dias seria o décimo oitavo dia (29-11=18). Marque essa data com um X no calendário. Para melhor precisão esse método deve ser usado em conjunto com algum outro, especialmente se os ciclos menstruais forem irregulares.

Dicas para engravidar com o método do muco cervical

Esse método envolve ficar ciente das alterações no muco cervical durante o mês. Os hormônios que controlam o ciclo menstrual também alteram o tipo e quantidade de muco que a mulher tem antes e durante a ovulação. Logo depois da menstruação geralmente há alguns poucos dias quando não há muco presente. À medida que o ovo começa a amadurecer, a quantidade de muco cresce na vagina e aparece em sua abertura como uma substância amarelada ou branca pegajosa. A maior quantidade de muco aparece logo antes da ovulação e nesse período fica claro e escorregadio, como a clara de ovo cru. Em torno de 4 dias depois do muco aparecer ele muda de novo, com muito menos quantidade e pegajoso novamente. Depois disso, a mulher deverá ter alguns dias sem muco antes da menstruação retornar. Descreva as mudanças do muco em um calendário. A mulher estará mais fértil nos primeiros sinais de aparecimento do muco após a menstruação. Não devem utilizar esse método as mulheres que estão usando produtos de higiene íntima, têm vaginite ou outra doença sexualmente transmissível, ou sofreram cirurgia no cérvix.

No próximo post dicas para a ansiedade não atrapalhar as chances de engravidar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário