quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Planejando engravidar - segunda consulta


Na minha primeira consulta ao GO para planejar a minha gravidez ele me solicitou uma bateria de exames, e eu adoro o meu médico porque ele não economiza nessa hora.

A pequena listinha de exames se resumiu em:
Glicose
Proteínas Totais e Frações
Hemograma completa com contagem de plaquetas
Grupo Sanguíneo ABO e Fator RH
HIV
Perfil Hepatite A
Perfil Hepatite B
Perfil Hepatite C
Citomegalovírus
Toxoplasmose
Herpes simples
Epstein Barr Vírus (EBV)
Estradiol
Adrenocorticotrófico (ACTH)
Colpocitologia Oncótica
Cultura de Secreção
USG Transvaginal
USG Tireóide
USG Mamária

E graças a Deus deu tudo certo. Todos os exames tiveram um ótimo resultado.

E com o resultado eu pude saber quais as vacinas que eu preciso tomar, e ainda bem que não são muitas, porque normalmente, além da reação, vacina costuma doer, né? Rs.

Segundo o meu GO eu preciso tomar apenas Anti Imunidade para Hepatite A e B com vírus inativo. (A vacina com vírus vivo não é recomendado para mulheres que pretendem engravidar porque a mulher só poderia engravidar 3 meses depois de tomar a vacina, para não correr o risco de passar o vírus para o bebê. Já o vírus inativo é aconselhado para futuras mamães pois é como se o vírus estivesse morto e não corre o risco de afetar o bebê).

Eu só fiquei em dúvida em relação a vacina da Rubéola, que é recomendada para toda futura mamãe, mas eu esqueci de perguntar. Eu costumo sempre anotar o que eu quero perguntar para ele, mas eu sai tão apressada por conta da correria do fim do semestre na faculdade, que esqueci de levar o meu caderninho de “dúvidas”.

A consulta foi dia 05/12/2011, segunda-feira.

A minha menstruação é super regulada, o ciclo é de 27/28 dias no máximo, não passa dia disso. Como eu fiquei menstruada dia 04/11, era para eu ficar menstruada dia 01/12 ou 02/12, e não fiquei, aí já bateu o nervoso, né?rs. No dia 03/12, sábado, desceu a monstra, mas estranha, com a coloração mais escura e a quantidade bem menor do que o de costume.

Como eu fui ao GO na segunda, eu falei para ele e ele solicitou um Beta HCG. Na hora eu fiquei tão ansiosa, minha mão suava. Sabe quando você pensa: “Não, eu não estou grávida. Por que ele está me pedindo esse exame? Eu não estou grávida.”
Mas a hora que eu saí do consultório, me deu um frio na barriga. “Nossa, será que eu estou grávida?” rs.

É impressionante, por mais que eu esteja tentando planejar tudo da melhor forma possível, agora não era o momento para sair um positivo nesse exame, sabe? Rs. Estamos querendo sim engravidar, mas o plano é para o meio do ano que vem. Aí dá tempo de acabar a faculdade e eu poderei me dedicar 100% a minha “barriga”. Rs.

Bom, fiz o Beta hoje, dia 06/12, terça, o resultado fica pronto amanhã. Vamos ver o que dá, né?

Além disso, o meu GO disse para continuarmos com o Mater Folic e o Omega Mater, e se o resultado do Beta der negativo, eu devo iniciar o uso do Serofene.

O Serofene eu devo tomar do 5º ao 9º dia do início da menstruação, assim o 14º dia será o dia de praticar e dar resultado. Rs. Isso apenas para regularizar a minha ovulação, segundo o médico.

Para quem não conhece, o Serofene nada mais é do que um indutor de ovulação, ele é indicado no tratamento da falha ovulatória nas mulheres que desejam engravidar. É indicado somente em pacientes com disfunção ovariana, síndrome dos ovários policísticos, amenorréia da lactação, amenorréia psicogênica e certos casos de amenorréia secundária de etiologia indeterminada. Muitas mulheres que querem engravidar fazem uso de indutores de ovulação sem prescrição médica, mas lembre-se que todo remédio tem os seus efeitos colaterais e não devem ser tomados sem antes conversar com o seu GO.

Agora é só aguardar o resultado e continuar o planejamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário